O Certificado Digital é a identidade digital da Pessoa Jurídica, um documento eletrônico que contêm uma chave de segurança, além das principais informações de sua empresa e demais dados que identificam a mesma junto a órgãos do governo e sistemas de apoio a gestão das empresas.

Segurança

A segurança deste tipo de certificado ocorre através da validação de chaves que são denominadas pública e privada. Basicamente sua chave pública é utilizada no momento de realizar a autenticação, assinatura ou identificação de um documento seu.

Certificado Digital | TCX Contabilidade

A chave privada é de uso restrito da SEFAZ, que possuem a responsabilidade de validar lidar se o certificado digital utilizado, usando a chave privada que funciona com um decodificador da primeira informação recebida.

Em resumo, sem a chave privada não é possível validar o seu certificado.

Tipos de Certificados

Para Pessoa Jurídica, o certificado digital é dividido entre dois documentos: O e-CNPJ e o eNF-e.

O e-CNPJ deve ser utilizado apenas pelo responsável legal pela empresa, ou pro profissional dedicado exclusivamente a gestão de informações importantes da empresa.

O motivo é simples: este tipo de certificado dá acesso a importantes documentos da empresa.

Já o eNF-e pode ser compartilhado com os demais funcionários pois seu objetivo é viabilizar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

A1 ou A2?

Outra classificação são as opções A1 e A3 independentemente de ser e-CNPJ ou eNF-e.

O certificado A1 é um arquivo de extensão .PFX ou .P12, que pode ser utilizado em vários dispositivos e sua senha requerida uma única vez na instalação em cada dispositivo.

Apesar de ter duração de apenas 1 ano, é mais vantajoso para quem quer evitar problemas como danos físicos, roubos ou perdas.

O certificado A3 é armazenado em algum hardware como token ou cartão que precisa ser utilizado através de uma entrada USB em seu dispositivo.

Certificado Digital Token | TCX Contabilidade

Outro fator complicador em sua utilização é a necessidade de informar a senha diariamente para sua utilização.

Caso digite a senha errada 3 vezes, o certificado será bloqueado e você terá que adquirir um novo certificado.

Esta é uma opção mais barata, porém possui limitação física porque só pode ser utilizado em um único dispositivo por vez, possui riscos de danos, roubos e extravios. Não pode ser utilizado em tablets ou smartphones e caso possua filiais precisará adquirir mais de um.

O melhor certificado para sua empresa é aquele que atende suas necessidades e possui a melhor relação custo benefício para você e seu negócio.

Em seguida escolha uma Autoridade Certificadora, que nada mais é uma empresa autorizada pela Receita Federal a comercializar os certificados digitais.

Como adquirir o seu Certificado Digital?

Entre em contato para ficar por dentro das promoções exclusivas para a aquisição ou renovação de seu Certificado Digital.

Através da parceria da TCX Contabilidade com a Soluti Certificados Digitais, disponibilizamos periodicamente algumas unidades de voucher com valores promocionais.

Se deseja agora adquirir ou renovar o seu Certificado Digital e-CNPJ A1, basta clicar no botão abaixo para aproveitar uma condição exclusiva para sua empresa:

 

Quero Adquirir/Renovar Meu Certificado