Abertura de Empresas

Não importa o seu negócio! Se deseja ter o seu próprio CNPJ em Brasília, será necessário passar pelo processo de abertura de empresas e provavelmente precisará contar com a ajuda de um profissional contábil.

Ao contar com o apoio deste profissional, você terá todo o suporte e orientação para que este processo ocorra de forma ágil, evitando que perca tempo com burocracia e todo aquele vai e vem nos órgãos administrativos do Distrito Federal.

VOCÊ JÁ TEM UM NOME PARA SUA EMPRESA?

Depois de planejar o negócio, decidir o tipo da empresa (entenda mais sobre esses dois passos aqui), agora precisamos dar um nome a ela.

Existem dois tipos de nomes: o nome fantasia e o nome empresarial.

NOME FANTASIA

O nome fantasia é o nome que será criado pelo empresário, ou escolhido pelos sócios, para sua empresa ser identificada no mercado e por seus clientes.

É ele que vai diferenciar seu posicionamento em relação aos seus concorrentes.

Este nome pode ser uma marca que deve ser registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), após o registro ninguém poderá usar o nome que você deu a sua empresa.

Por exemplo: você atua no ramo de padarias e você escolheu um novo nome para sua empresa que será “Padoquinha“, ele é o nome fantasia.

Nome Empresarial

O nome empresarial vai depender do tipo de empresa que você optou por abrir.

Se for uma empresa individual, o nome empresarial será o nome civil do titular da empresa, podendo ser extenso ou abreviado (com exceção do último nome*).

O empresário pode escolher que o nome saia integralmente, com algo que o diferencie ou com a definição da atividade a ser desempenhada.

Nosso serviço de abertura de empresas atende todo o Distrito Federal.
Solicite maiores informações através do e-mail: [email protected]

AGORA FIQUE COM 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE REALIZAR A ABERTURA DE SUA EMPRESA:

 

1. Confecção do contrato social

Para abrir empresa, o empresário deve atentar na confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos práticos do funcionamento do negócio, como definição básica da empresa (nome, endereço e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e a divisão dos lucros.

Uma maneira de agilizar o registro do contrato social é procurar o sindicato da categoria da empresa e verificar se possui um posto avançado da junta comercial.

O procedimento, que geralmente demora cinco dias para ser concluído, pode ficar pronto em 24 horas.

2. A escolha do melhor regime de tributação

Na hora de abrir a empresa, o empreendedor deve estudar os três regimes de tributação existentes – Simples, lucro presumido e lucro real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio.

No início das atividades, a tendência é usar o Lucro Presumido ou Simples.

Como não há histórico, é difícil prever qual será margem de lucro efetiva.

Se o negócio indica prejuízos consideráveis nos primeiros anos, o lucro real é o melhor negócio.

No sistema do Simples, permitido para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, a cota de pagamento de imposto varia de acordo com a atividade e o porte da empresa e é crescente em relação ao faturamento – quanto mais a empresa fatura, maior é o valor desse tributo.

As alíquotas variam de 4% a 27,9% do faturamento.

Nós da TCX Contabilidade podemos auxiliar nesta escolha através da Consultoria Tributária, identificando o perfil do seu negócio e qual o melhor regime de tributação para sua atuação no mercado.

3. Escolha do imóvel

Ao instalar a estrutura física do negócio, o empresário deve escolher um local que seja adequado para o seu público-alvo.

Se as classes A e B são o foco do negócio, é interessante oferecer espaço para estacionamento; e se o perfil está nas classes C e D, o empreendedor deve procurar locais mais populares, com fácil acesso a transportes públicos.

Em relação aos contratos de locação, muitos empresários costumam alugar o imóvel comercial por um ano apenas.

CONHEÇA AGORA OS TIPOS DE REGIMES E ATIVIDADES PARA ABRIR SUA EMPRESA

Seja você um prestador de serviços ou um representante comercial, você pode contar com a possibilidade de utilizar o endereço de uma “Sede Virtual” .

A TCX Contabilidade oferece o serviço de “Sede Virtual” a seus clientes, para que isto não se torne um impedimento para seu negócio, oferecendo comodidade, segurança e garantindo que o processo de abertura de empresas ocorra da forma mais ágil possível.

4. Registros do imóvel e licenças

Antes de assinar um contrato de aluguel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento).

Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais.

Cuidado: imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

5. Invista em um serviço de Marketing

É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio.

Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço especializado.

Hoje existem empresas especializadas para atender pequenos, médio e grandes negócios que desejam investir no marketing sem exageros e ter um serviço profissional com mais qualidade.

Na TCX Contabilidade, você pode contar com uma assessoria que vai além dos serviços de abertura, contando com um apoio de direcionamento de negócio.

O nosso serviço de abertura de empresas atende todo o Distrito Federal.

Solicite maiores informações através do e-mail: [email protected] ou preencha o formulário abaixo.

 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL:

 

Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe: