Empresas de todos os portes e segmentos de mercado devem ter um CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Esse número é um dos primeiros passos a ser realizado na hora de formalizar o seu negócio.
Quer saber como fazer o CNPJ da sua empresa? Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:
- O que é CNPJ?
- Porque ter um CNPJ
- Como tirar o CNPJ da sua empresa
- Documentos necessários para fazer o CNPJ
- Torne o processo mais simples
O que é CNPJ?
Para ter uma ideia da importância do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas para uma empresa, é possível compará-lo ao CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, que todas as pessoas devem ter. Esse documento identifica a sua empresa no mercado.
Quando o seu negócio tem um CNPJ, quer dizer que ele está regularizado, dentro da lei e pode funcionar sem problemas. O documento é emitido pela Receita Federal, sendo que você pode solicitá-lo online, por meio do link http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/cnpj/inscrever-alterar-e-dar-baixa-no-cnpj.
Embora básico a qualquer empreendedor, trata-se de um procedimento burocrático, que exige muitos documentos. É preciso estar atento a todas as etapas para não perder tempo e não atrasar a abertura do seu negócio.
Porque ter um CNPJ
Além de exercer uma atividade empresarial sem ter CNPJ seja ilegal, é necessário ter esse documento por muitos outros motivos. Entre eles, emitir notas fiscais, o que contribui para que a sua empresa possa negociar melhor com os fornecedores.
Com o CNPJ, é possível ainda contratar funcionários e buscar linhas de crédito empresariais para investir na sua empresa. Também é uma obrigatoriedade para os empreendimentos que desejam participar de licitação pública.
É por meio do CNPJ ainda que se pode realizar consultas para obter informações a respeito do seu negócio, entre elas:
- Número da inscrição;
- Razão social e nome fantasia da empresa;
- Data de abertura;
- Código e descrição da atividade econômica principal e secundárias;
- Código e descrição da natureza jurídica;
- Endereço;
- Se a empresa é matriz ou filial;
- Situação cadastral.
Como tirar o CNPJ da sua empresa
Mesmo que fazer o CNPJ da sua empresa tenha que ser uma das primeiras ações para abrir a sua empresa, é preciso que você já possua um plano de negócio. Isso é necessário porque para obter o documento é preciso definir o segmento de atuação.
Além disso, você já deve ter uma previsão de faturamento e saber como vai ser a sua estrutura jurídica, sendo que existem as seguintes:
- MEI – Microempreendedor individual;
- Empresário Individual;
- Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- Sociedade Anônima (S.A.);
- Sociedade Ltda.
De acordo com isso, você pode escolher ainda o melhor regime tributário. Há o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, sendo que o mais adequado depende do faturamento do seu negócio e de outros diversos fatores que devem ser bem avaliados
Já a determinação do segmento da sua empresa é preciso para saber qual é a sua classificação no CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, que se trata de uma tabela com todas as possíveis áreas de atuação.
Se você escolher errado vai ter problemas posteriores com a fiscalização. O próximo passo é criar o contrato social ou os estatutos da empresa. Com essas informações, já é possível solicitar o CNPJ, ao preencher as informações solicitadas no cadastro do site da Recita Federal.
Depois de enviar a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, você pode acompanhar no site o andamento do pedido.
Quando a inscrição for efetivada, basta mandar pelos Correios ou entregar pessoalmente os documentos exigidos. Dentro de cinco dias em média você terá o CNPJ da sua empesa.
Documentos necessários para fazer o CNPJ
Para conseguir o CNPJ da sua empresa, é preciso que tenha em mãos toda a documentação necessária, caso contrário, o seu pedido pode ser negado.
Veja quais são os documentos exigidos:
- CPF do titular ou sócios (se for sociedade);
- Número de Identificação do Registro da Empresa – NIRE.
O NIRE é um documento que pode ser obtido por meio do registro do contrato social ou estatutos da empresa na Junta Comercial. Por isso, além de elaborar esses documentos, é preciso pagar as taxas para ter o NIRE.
Torne o processo mais simples
Com exceção do MEI – Microempreendedor Individual, os empresários que abrem empresa devem contratar um contador. Isso não é só uma obrigatoriedade em algumas etapas, como também uma necessidade.
Afinal, a elaboração do Contrato Social, a definição da estrutura da empresa e a escolha da CNAE e da tributação são procedimentos que você pode não dominar. Além disso, vale lembrar que conseguir o CNPJ é apenas uma das partes de como abrir uma empresa.
Para ter um negócio totalmente legalizado funcionando, você deve ainda fazer o registro na entidade de classe se houver exigência, bem como o registro na Junta Comercial ou Cartório, no estado e no município.
Já o MEI pode tirar o CNPJ apenas acessando o Portal do Empreendedor, onde deve informar o seu CPF, número da última declaração do Imposto de Renda e o número do título de eleitor. Mesmo assim, a sua empresa tende a crescer e o contador também será importante.
Então, mais cedo ou mais tarde você terá que contar com a ajuda de uma empesa de contabilidade.
A TCX Contabilidade além do registro de sua empresa, também oferece uma série de outros benefícios, para gerenciar o seu negócio com sucesso.
Comentários