fbpx

Falando novamente em Simples Nacional, vamos explicar melhor: regime tributário simplificado que leva em consideração a receita anual da empresa, ou seja, quem tem receita bruta inferior a R$ 3,6 milhões, que ampliou seu alcance e passou a valer para mais categorias profissionais.

Quais negócios podem aderir ao Simples Nacional?

Dessa forma, médicos, laboratórios, enfermeiros, veterinários, dentistas e psicólogos, bem como os serviços de engenharia e arquitetura; representação comercial; intermediação de negócios; perícias contábeis, judiciárias e patrimoniais; economia; consultoria; corretores de seguros e serviços advocatícios, entre outros, podem optar pelo Simples Nacional.

Quais os benefícios para quem adere ao Simples?

O Simples possibilita diversas vantagens, como  o recolhimento unificado dos impostos federais, estaduais e municipais (ISS, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL, IPI, ICMS e ISS) e da contribuição patronal previdenciária. Além disso, tem a vantagem da redução da carga tributária, uma vez que uma grande parte das micro e pequenas empresas pagará menos impostos se optar pelo Simples Nacional. A redução pode variar de 20% a 50%, dependendo do ramo de atividade da empresa e do seu volume de faturamento.

O que muda para a empresa que adere ao Supersimples Nacional?

A grande questão para o empreendedor é analisar se sua empresa realmente se beneficiará do Simples. O sistema é bastante positivo para negócios na indústria e comércio, mas nem tanto para serviços. Um exemplo disso é que, no caso das atividades desse setor que estão nas tabelas V e VI do modelo, a redução da carga tributária vai depender do número de funcionários.

Simulador Simples ou Lucro Presumido: qual o melhor para sua empresa?

Em qualquer caso, porém, o empresário precisa analisar qual a totalidade de impostos que ele pagaria fora e dentro do Simples. Muitas vezes, dependendo do ramo, você pode pagar a mais estando no sistema.

Supersimples: como saber as alíquotas de imposto para a minha empresa?

O empreendedor também precisa entender a parte de tributação na parte trabalhista para cada tipo de empresa e também se haverá substituição tributária em algum caso, o que encarece os negócios.

Mesmo que a o Simples seja adequado para sua empresa, aconselhamos que o empreendedor busque a consultoria de um especialista para tomar a decisão antes de aderir ao modelo tributário.

Share This