fbpx

O processo de abertura de uma empresa com certeza tem tudo para assustar os futuros empresários e empreendedores, afinal são muitos os papéis, os enquadramentos e as decisões a serem tomadas em um curto espaço de tempo, não é mesmo?

Entretanto, você sabia que apesar de ser este um processo bastante burocrático, todo o procedimento da abertura da empresa pode ser em muito facilitado sempre que auxiliado por profissionais competentes e especializados no assunto em questão? Evidentemente que sim!

E a TCX entende perfeitamente esse passo a passo que pode tirar todo o seu sono por alguns dias, e é por isso mesmo que neste artigo você encontra importantes dicas sobre como realizar a abertura da empresa sem problemas ou traumas! Acompanhe neste conteúdo e veja como é possível agilizar toda a papelada para dar início ao sonho de ter seu próprio negócio!

7 passos para uma rápida abertura da empresa

1º Passo: Contrate um contador
O primeiríssimo passo é contratar um contador para lhe acompanhar ao longo de todas as etapas da abertura da empresa. Além de um auxílio, este profissional lhe garantirá a tranquilidade ao longo de cada procedimento.

2º Passo: Definam e destaquem os dados básicos da empresa
Após contratar o contador é hora de definir juntos quais são os dados básicos da empresa, o pontapé inicial para que a abertura de fato aconteça. Algumas das informações mais básicas a serem destacadas são: CNAE, tributação e quadro societário.

3º Passo: Elaborem juntos um cronograma de atividades
Agora é hora de definir um cronograma de atividades. Apesar de parecer algo banal, este documento servirá para que nada seja esquecido nem perdido, como os prazos, por exemplo. Elabore este cronograma para servir como orientador do que fazer e quando fazer.

4º Passo: Criem o contrato social
A empresa pretendida de se abrir é de apenas uma pessoa ou é uma sociedade? Qual será o contrato social dela? No quarto passo é hora de elencar tais informações a fim de que os documentos sejam assinados e repassados as respectivas juntas e órgãos.

5º Passo: Verifiquem o enquadramento da empresa
Estar de acordo com a Receita Federal também é uma alta exigência nas etapas de abertura da empresa, por isso é necessário um momento especial para que você possa conhecer e entender as opções antes de simplesmente fazer parte de uma delas.

6º Passo: Solicitem o alvará
Com todos os documentos em dia, devidamente entregues, reconhecidos ou aceitos, é hora de solicitar o alvará que determinará a abertura da empresa para os clientes e visitantes. Cada estado e município pode ter suas próprias regras para esta fase, cabendo ao contador prestar uma melhor orientação.

7º Passo: Mantenha a contabilidade em dia
Por fim, mesmo que a empresa já esteja aberta é necessário continuar contando com os serviços de um profissional de contabilidade para que a organização esteja sempre em dia e em ordem. Anote essa dica!

Como você pode ver nestes passos, desde que com o acompanhamento correto a abertura da empresa não tem nada para ser traumática. Aproveite agora para entrar em contato com a TCX e garanta que o seu negócio saia do papel e passe a ser uma realidade!

Share This