fbpx

Pequenos e médios empresários podem se perguntar se é preciso ter um contador. Muitas vezes, esse profissional é visto como dispensável e, em alguns casos, apenas fiscalizador de finanças pessoais ou até mesmo um “inimigo” que serve apenas para apontar tributos a pagar.

A verdade é que o trabalho de contabilidade é fundamental e obrigatório para empresas de todos os portes. Pode ser um profissional contratado, um autônomo ou mesmo um escritório de contabilidade mas, independentemente disso, o contabilista pode e deve ser o responsável não só por conferir o pagamento de impostos e se atualizar sobre a legislação tributária, mas também por fazer balanços semestrais e anuais e, inclusive, influenciar na inteligência do negócio, mostrando alternativas mais econômicas à empresa nas partes de gestão, recursos humanos, etc.

Veja o que pode acontecer caso sua empresa não possua um contador ou um serviço de contabilidade.

Impostos podem não ser pagos

Toda empresa tem tributos que deve pagar para trabalhar dentro da lei – ainda mais no Brasil, que possui uma das maiores cargas tributárias e um dos mais complexos sistemas de impostos do mundo. Se não houver a atenção correta para esse ponto, tributos podem passar despercebidos entre outros números da empresa e se tornar um grande problema depois.

Se o negócio precisa apenas de alguém para cuidar de impostos, não é necessário contratar um contador como funcionário, mas ao menos um escritório de contabilidade. Mas alguém especializado deve cuidar disso, para que nada deixe de ser devidamente pago.

Na Agilize Contabilidade Online, os impostos são calculados automaticamente, sem erros, através de um sistema online. E as guias de pagamento ficam disponíveis no painel de controle da empresa, podendo ser acessado a qualquer momento pela internet.

A empresa demora mais para crescer

O trabalho do contador vai além de informar sobre quais impostos devem ser pagos. Ele pode trabalhar na análise de desempenho do empreendimento, na gestão de riscos envolvendo relações trabalhistas e financeiras, e colaborar na tomada de decisões, considerando sua ótica contábil. Isso ajuda a empresa a enxergar além do lucro ou da atividade e agir da melhor maneira possível em todas as áreas do negócio.

Sem a visão especializada de um contador, muitos pontos da atividade comercial poderão melhorar apenas depois de um longo período de tempo, ou após erros. Isso porque os esforços se concentram só na atividade e em sua execução, e nem sempre abrangem pontos financeiros ou tributários que podem otimizar essas atividades e trazer economias ou até lucros à empresa.

Sua empresa pode se complicar

Existem muitas questões legais que, geralmente, apenas um contador conhece o suficiente para manter sua empresa regular. Contrato Social, Guias de pagamento, Declarações mensais, trimestrais e anuais, Balanços e Balancetes, Livros Contábeis e outros tantos documentos são fornecidos por este profissional. Muitos destes são necessários para manter a sua empresa regular perante as esferas municipal, estadual e federal.

Caso a sua empresa não possua um profissional especializado, é recomendável que contratem um escritório de contabilidade para cuidar disso e ajudar a manter a sua negócio sempre regular.

Na Agilize, os documentos da empresa ficam disponíveis online, no seu painel de controle, e você pode efetuar o download a qualquer momento.

O negócio pode não ser acompanhado

O contador está sempre com a empresa, muitas vezes desde a abertura até um possível encerramento de atividades. Se não houver alguém que conheça as etapas pelas quais o negócio passou, existe o risco de ele tomar rumos inesperados, sem o devido acompanhamento para encaminhá-lo dentro dos caminhos desejados.

O profissional ou a assessoria contábil estão presentes desde a definição do tipo de constituição societária e jurídico do negócio, até a descrição dos passos necessários para fechar a empresa. Então, o contador é um dos poucos que estará desde o início acompanhando e com conhecimento suficiente para ajudar nos rumos que o empreendimento deve tomar para crescer.

E aí, como funciona a contabilidade da sua empresa? Você acha que é possível ficar sem contador?

Share This