Entender o melhor regime tributário para o seu negócio é essencial para diminuir as despesas. Afinal, escolhendo a melhor forma de pagar impostos não se corre o risco de gastar mais do que o preciso.

Quer saber qual o melhor regime tributário para a sua empresa? Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir:

Qual melhor regime tributário

Por isso, ao abrir uma empresa, é preciso escolher o regime tributário para seguir. Hoje em dia, é possível optar por uma entre três modalidades. São elas o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Você sabe qual o melhor regime tributário para a sua empresa? Essa resposta depende de diferentes aspectos, sendo que cada caso deve ser particularmente avaliado. Muitas pequenas e microempresas acham que o Simples Nacional é sempre o mais adequado.

Até pode ser, pois se trata de uma forma simplificada de pagar impostos ao governo, facilitando o procedimento, o que pode exigir até mesmo uma equipe menor para realizar o trabalho. Nesse caso, esse regime tributário contribui ainda com a redução de despesas.

Porém, não é uma regra o Simples Nacional ser a melhor forma de pequenos e microempresários estarem em dia com o fisco. Em geral, é possível dizer que os mais beneficiados com essa modalidade são os negócios com custos operacionais baixos.

Da mesma forma, empresas com margens de lucro médias e altas, que têm consumidores que são clientes finais e possui despesas mais altas com folha salarial.

Diferença entre Lucro Presumido e o Lucro Real

Já as empresas que faturam mais de R$ 4,8 milhões por ano, obrigatoriamente, devem escolher entre o Lucro Presumido e o Lucro Real. Resumidamente, a diferença está na forma como os tributos devem ser calculados.

Ao optar pelo Lucro Real, por exemplo, é preciso calcular o PIS e a COFINS de 9,25% sobre o que é faturado, sendo que o negócio pode descontar créditos calculados com base em aspectos variados. Entre eles, o consumo de energia.

Enquanto isso, no Lucro Presumido, o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro, por exemplo, têm como base uma margem de lucro determinada na lei. Ela é, basicamente, de 8% para o comércio e indústrias e de 32% para serviços, mas há exceções.

Como você pode ver, para encontrar a resposta à pergunta qual o melhor regime tributário para a sua empresa é preciso fazer muitos cálculos. Uma empresa de contabilidade pode ajudar você nesse assunto e em muitos outros.

Quer saber quais são eles? Entre em contato com a TCX Contabilidade e descubra como uma empresa de contabilidade pode contribuir com o seu negócio.