fbpx

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (24) que os estudos sobre a viabilidade de aumentar a mistura de etanol na gasolina, atualmente de 25%, devem ficar prontos em três meses. Com base nos resultados, o governo tomará uma decisão.

“O assunto está sendo estudado pelo ministério [de Minas e Energia] e pelo Centro de Pesquisas da Petrobras para verificar as condições técnicas para elevação do percentual de mistura. Naquilo em que o resultado for positivo, nós faremos”, disse Lobão.

O secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins, informou que os testes são feitos com a participação de setores envolvidos com o tema. “Três meses é o tempo esperado dos testes que estão sendo feitos nos veículos para saber se a mistura é tecnicamente viável. Esses testes estão sendo conduzidos por um grupo de trabalho que tem a parceria do governo federal, do Centro de Pesquisas da Petrobras, das montadoras [de veículos] e dos produtores de etanol.”

O ministro e o secretário deram as declarações após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Palácio do Planalto. De acordo com o secretário Martins, o assunto não foi discutido na reunião da CNPE, da qual participou a presidenta Dilma Rousseff.

O aumento do percentual de etanol na gasolina atenderia a uma demanda da indústria sucroalcooleira.

Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil.

Share This