Com a proximidade do final do ano, novas análises começam a surgir, buscando identificar o que será mais importante no mundo dos negócios em 2014. 6 tendências que vão definir o mercado profissional em 2014. Embora pareça apenas especulação, informações como essas podem ajudar diversos profissionais no planejamento de suas carreiras, mostrando o que é preciso desenvolver e quais práticas podem ser deixadas de lado sem prejuízo. Se você quer saber o que vai definir o mercado profissional no próximo ano, confira 6 tendências importantes:
1. Será o ano dos empreendedores
A tecnologia está ajudando todos os negócios, sejam eles grandes ou pequenos, a avançarem em seus mercados. Em 2014, essa tendência será ainda mais evidente, uma vez que todas as etapas da criação de um negócio serão facilitadas, desde a abertura de uma conta até o site de divulgação da empresa. Com isso, cada vez mais jovens entrarão no mercado do empreendedorismo e criarão seus negócios a um custo baixo em comparação com os anos anteriores.
2. O significado do diploma não será o mesmo
Embora no Brasil o diploma ainda seja algo extremamente valorizado, especialistas em educação superior acreditam que cada vez mais ele deixará de atestar a qualidade de um profissional. O foco agora será o conteúdo aprendido. Em vez de estudantes se dedicarem a um curso universitário apenas para conseguir o certificado, cada vez mais tempo será investido em formações não lineares, que visam o desenvolvimento de habilidades específicas para a profissão desejada por estudantes.
3. A atividade online fornecerá dados para recrutadores
Ainda que os recrutadores já utilizem os perfis dos candidatos em redes sociais como fonte de informações, essa prática se tornará ainda mais comum ao longo de 2014. Por isso, é essencial que os profissionais em busca de um emprego aprendam a maneira certa de utilizar os recursos oferecidos pela internet. Entre eles, é essencial dar atenção, por exemplo, à expansão de sua rede de contatos, à atualização de seu perfil no LinkedIn e em outras redes sociais e aos grupos de profissionais disponíveis no site. Além disso, os jovens profissionais também podem utilizar a internet para checar estudos a respeito de salários e cargos na indústria em que estão inseridos, bem como buscar informações em livros e sites especializados.
4. Os investimentos mudarão de perfil com a entrada de novas gerações no mercado
Com a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, o perfil dos investimentos está se alterando gradativamente. Os investidores mais velhos, que já estão próximos da aposentadoria, costumavam compartimentar seu dinheiro com o objetivo de ganhar o maior retorno possível. Porém, os novos investidores têm como prioridade a expressão de seus valores pessoais, sejam eles ligados a causas sociais, ambientais ou políticas. Com isso, o dinheiro não permanece segmentado. A capacidade de amplificar o impacto ao expressar os próprios valores está se tornando mais importante que o retorno de um investimento.
5. A distinção entre meios de comunicação e tecnologia vai acabar
Cada vez mais os dois conceitos vêm se misturando e durante o ano de 2014, os rótulos que diferenciam meios de comunicação e tecnologia vão desaparecer gradualmente. A cada dia que passa as duas indústrias caminham de maneira convergente, fazendo com que as empresas se tornem uma mistura de produção de conteúdo e distribuição. Essa integração permitirá metas mais ambiciosas e maiores apostas para o mercado da informação.
6. Agilidade será a habilidade chave para líderes
Embora os líderes necessitem de um conjunto extenso de habilidades, envolvendo capacidade de tomar decisões, habilidades operacionais e experiência no mercado, o que vai definir se um profissional é adequado para um cargo de liderança é a sua agilidade de aprendizagem. Isso significa ter autoconfiança para admitir que você não sabe tudo, mas ir além e fazer perguntas, mostrar curiosidade e entender rapidamente o que é preciso aprender.
Fonte: Universia Brasil
Comentários