fbpx

Desenvolver uma boa equipe é a melhor maneira para aumentar a lucratividade da empresa. A formação de uma equipe coesa, pro-ativa e ágil tem como objetivo a construção de um negócio que flua independente de desafios.

 Compartilhe tarefas e responsabilidades

Treine as pessoas para que possam assumir responsabilidades em sua ausência. Deixe também que alguns colaboradores tenham intimidade com as operações do cotidiano da empresa. É fundamental que a empresa possa funcionar em caso de ausência dos diretores.

 Compartilhe conhecimento

Toda experiência de um líder é extremamente benéfico para a equipe. Crie um sistema onde passar o conhecimento adiante seja fácil e incentive que as pessoas chaves da empresa também façam o mesmo.

 Delegue tarefas

Dê aos outros a chance de dividir a responsabilidade de gerir o negócio. Com cada treinamento de um funcionário, o valor agregado da equipe aumenta. Aumentam também o compartilhamento de responsabilidades, de objetivos e metas de profitabilidade.

 Envolva outros nas decisões

Após treinar o pessoal, envolvê-los em tomadas de decisão impulsiona a motivação geral. A equipe vai ver o seu negócio por uma perspectiva diferente e vão se sentir mais valorizados. Também é uma ótima maneira para retenção dos funcionários.

 Enfatize objetivos

Crie uma relação coesa entre os membros da equipe e estabeleça metas de curto prazo para manter foco nos objetivos do negócio.

Depois crie motivação para atingir esses objetivos.

 Recompense sempre

Pague salários competitivos em relação ao mercado e crie uma estrutura de bônus ou recompensa por desempenho.

As vezes, um pequeno aumento de salário pode ser o suficiente para manter alguém feliz. O que é um bom investimento se comparado aos custos de contratação de um novo funcionário e a perda de produtividade com a saída de um membro da equipe experiente.

Share This