fbpx

Senso de oportunidade, tolerância ao risco e liderança são algumas das características que os empreendedores de sucesso costumam ter. Além disso, é preciso ter controle psicológico para desenvolver uma pequena empresa.

Imprevistos, dívidas e burocracias costumam testar a determinação dos empresários, que precisam estar preparados para isso. “O fator mais importante para uma ideia ir adiante é muito mais psicológico e envolve muito mais determinação do que apenas uma boa sacada de uma oportunidade ou nicho de mercado”, afirma Conrado Adolpho, empreendedor e especialista em marketing.

Para Ylana Miller, professora do Ibmec/RJ e sócia-diretora da consultoria Yluminarh, empreendedores costumam ter facilidade de lidar com cada etapa de um novo negócio, sem medo de colocar a mão na massa. “Tem que ter consciência que desde o começo vai ter que fazer sozinho todas as etapas, mesmo com sócio, o ato de delegar não acontece no começo”, indica Ylana. Veja quais características psicológicas os empreendedores devem ter para superar os primeiros desafios do negócio. 5 frases para empreendedores superarem desafios:

1. Não desista

Ser otimista e não se abater com os primeiros problemas é primordial. “É preciso ter perseverança, não desistir fácil. Tem profissionais que no primeiro ‘não’, fazem bico e ficam uma semana chateado. É preciso virar a página. Esteja preparado para ouvir o ‘não’”, diz Ylana.

2. Defina seu limite

Estabelecer um limite antes mesmo de começar a empresa é importante para saber quando é hora de recuar, caso o negócio não dê certo. “Saiba quais são as piores frustrações e derrotas que você está disposto a sofrer pelo seu negócio”, ensina Adolpho.

3. Não pare de aprender

Um negócio não pode estagnar, por isso, é preciso estar pronto para superar cada nova conquista. “Você não pode parar de estudar. Não pode ficar distante do estudo de produto. É importante se atualizar sempre, buscar inovação e ser criativo”, indica Ylana.

4. Reforce sua autoconfiança

Para Ylana, autonomia e autoconfiança são as características mais valiosas para empreendedores. Antes de começar o negócio, esteja pronto para ser colocado à prova e reforce sua autoestima. “Acostume-se a receber críticas”, diz Adolpho.

5. Enxergue novas possibilidades

Mantenha os olhos sempre abertos para novas oportunidades. “Tenha foco, porém, não feche tanto seu campo de visão para não perder outras oportunidades que podem te levar ao lugar que você deseja, mas por outros caminhos”, explica Adolpho.

Se as coisas não derem certo, repense e peça ajuda, se precisar. “Tenha noção de quanto vai assumir de risco. Se você perceber que tentou mais de uma vez e já usou a reserva que tinha para a vida pessoal, tem que parar e repensar”, diz Ylana.

Share This