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Após as festas de final de ano, o mês de janeiro demanda uma dose a mais de motivação para qualquer empreendedor. É nesse período que donos de pequenas empresas e startups devem investir tempo para se planejar.

Para Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, o mais importante é definir as estratégias e ver qual caminho seguir. “O ano já começou, mas dá para correr atrás e fazer o planejamento do negócio. E se planejar, decidir onde buscar conhecimento e se capacitar”, afirma.

“As pessoas não devem olhar metas como um fardo e sim como um desafio”, complementa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP). Por isso, as metas devem ser bem traçadas e não impossíveis.

Para Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP, ouvir a opinião das pessoas com quem o empresário trabalha é uma maneira de diminuir o peso de ter que decidir tudo sozinho. Vejas as principais recomendações dos especialistas para quem deseja começar o ano de um jeito diferente:

1. Reflita sobre o ano que passou

Refletir para planejar é uma das primeiras coisas que todo empreendedor deveria fazer neste começo do ano. “O empresário precisa fazer uma análise muito racional sobre a situação da empresa”, afirma Sinelli. Ele explica que com a atual situação da economia muitos empresários estão preocupados com uma possível crise no setor que atuam.

“É sempre bom ficar atento aos seus erros e acertos enquanto líder e gestor, principalmente nos erros para não cometer novamente. Isso dá um gás, pois é possível fazer de outra maneira quando se sabe onde errou”, ensina Cynthia.

2. Trace metas realistas

Definir metas faz parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, mas um dos principais erros dos empreendedores é traçar somente metas anuais inatingíveis. “É necessário definir as metas atingíveis para 30 dias, como aumentar a rentabilidade ou se planejar para entrar em tal região do país. A motivação vem do dever cumprido”, explica Saade. O acompanhamento também é essencial para que as metas sejam cumpridas ou ajustadas.

3. Identifique os pontos fortes da empresa

Encarar o negócio de maneira realista é importante para quem quer começar o ano bem. Enumere os pontos fortes da sua empresa e o que ainda é preciso melhorar. “O empreendedor tem que ter foco, estar atento com o consumidor e a concorrência”, resume Cynthia.

4. Celebre com a equipe

Existem várias maneiras baratas de motivar os funcionários da sua empresa quando eles cumprem as metas. O empresário pode oferecer desde um café da manhã, um curso ou um dia de folga. “O tempo passou a ser uma moeda desejada. A recompensa para o dever cumprido acaba virando um estímulo a mais para as pessoas”, explica Saade.

Se dar feedback ainda não faz parte da sua gestão de pessoas, o ano ainda está no começo e é possível mudar o jeito de se comunicar com a equipe. “Comunique-se com muita transparência para que todos saibam o que está acontecendo com a empresa”, recomenda Sinelli.

5. Saia da rotina para buscar inspiração

A capacitação do empresário e da equipe não deve ser vista como uma perda de tempo ou de investimento. Cursos online e presenciais, palestras, workshops e feiras são atividades que podem ajudar na solução de problemas e inspirar novas ideias.

Para Saade, é possível tirar proveito mesmo que somente um funcionário vá e represente a equipe. “A condição é de que ele volte e conte para os outros como foi e o que aprendeu de relevante”, explica. Essa recomendação é válida também para o próprio empreendedor.

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