fbpx

Todo empreendedor de sucesso deve saber lidar com situações de estresse no trabalho, tanto as próprias quanto a dos funcionários. Seja porque a empresa passa por uma fase de alta demanda, seja porque reestruturações recentes causaram insatisfação entre os funcionários, é necessário contornar o estresse diário, pelo bem de seus negócios.

Abaixo, cinco dicas essenciais para aliviar o estresse e não deixar sua empresa ser prejudicada.

Incentive momentos de lazer
O ambiente de trabalho é, geralmente, dinâmico e exigente. Os funcionários estão sujeitos a metas de produtividade, situações de superprodução e momentos de estresse. Para lidar com essas adversidades, é importante que seus funcionários tenham, também, a oportunidade de relaxar e aproveitar seu descanso semanal. Além disso, o expediente diário também pode contar com períodos e locais de lazer, como intervalos regulares, ambientes de convivência e pausas coletivas programadas.

Essas são algumas formas de estimular o lazer e a desconcentração, ainda que no âmbito empresarial. Nessas situações, é importante que os intervalos sejam programados e respeitados pela gerência, com esclarecimentos sobre os objetivos da medida, que é estimular a produtividade nos momentos de efetivo trabalho. Converse com seus funcionários e esclareça o propósito dos períodos de lazer. A criação desse hábito aumenta a produtividade na realização de tarefas e reduz a possibilidade de frustração com empregados sobrecarregados.

Indique sites que estimulam a concentração
Atualmente, a internet nos proporciona diversos mecanismos de auxílio à realização de tarefas, desde a organização delas até estímulos à concentração. O site Rainy Mood, por exemplo, permite ao usuário ouvir, gratuitamente, sons de chuva, sem intervalos, algo que ajuda que ele não foque nos sons externos. Outras pessoas preferem se concentrar ao som de animais e outros ambientes da natureza, como aqueles disponibilizados no site Nature Sounds For Me.

O site Do Nothing For Two Minutes lança um desafio curioso: dois minutos, ao som das ondas do mar, sem realizar nenhuma tarefa, nem mesmo mexer o mouse. Essa pode ser justamente a pausa que seus funcionários precisam para voltar ao trabalho mais bem dispostos e concentrados. Se eles trabalham diante do computador, redija uma lista de sites como esses e divulgue em sua empresa. É possível que eles encontrem aquele que mais se encaixa em suas necessidades de concentração.

Evite a negatividade no ambiente de trabalho
Fofoca e intrigas no ambiente de trabalho são uma das maiores causas para o estresse corporativo. É essencial que você oriente seus funcionários sobre os efeitos danosos dessa prática, que pode acarretar desavenças, queda de produtividade e até mesmo demissões. A empresa deve ser local de foco em tarefas essencialmente relacionadas à atividade e não estimular contextos de depreciação dos funcionários. Não permita que ocorra esse tipo de agressão entre colegas e repreenda de imediato essa atitude, em um momento particular com cada um, é claro, falando de forma educada. Lembre-se que todos devem dar um bom exemplo para construir o ambiente de trabalho ideal.

Reserve momentos para comemorações
Comemoração de vitórias não significa, necessariamente, aumento de custos. É possível reorganizar o orçamento da empresa para proporcionar, ocasionalmente, um lanche especial aos funcionários, por exemplo. Além disso, é importante que datas comemorativas sejam motivo de celebração e confraternização, como aniversários pessoais e da empresa.

O funcionário deve se sentir parte da família corporativa. Para isso, providencie uma comemoração mensal para lembrar os aniversariantes do mês e celebre as vitórias de seu negócio por meio de pequenos agrados aos funcionários. Eles são parte essencial de seu sucesso e, ao colocar em prática esses momentos, estarão menos sujeitos ao sentimento de estresse.

Reconheça e elogie trabalhos bem realizados
Não deixe de reconhecer e de elogiar trabalhos bem feitos. Isso pode ocorrer por meio de avaliações regulares de desempenho, e-mails internos ou mesmo pessoalmente. O importante é que o funcionário não se sinta sujeito apenas à repreensão por parte do empregador. Os momentos de sucesso individual também devem ser reconhecidos, como forma de apaziguar os ânimos, assegurar a qualidade do trabalho prestado e diminuir frustrações pessoais.

Além de boas atitudes, o empreendedor também precisa desestressar. Afinal, mesmo que não perceba, quando está em um momento ruim toma atitudes também negativas, o que contagia os funcionários. Portanto, preze pela harmonia de todas as partes.

Share This