Todos nós realizamos nossas ações com base em nossos objetivos de vida e sonhos, mas nem sempre estamos certos que esse sucesso virá do jeito que esperamos. Como podemos reverter essa história e conquistar tudo o que sempre desejamos?

Segundo Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, a determinação do que é felicidade se baseia nos ideais dos outros e da sociedade, por isso tornam-se empecilhos para tomar as rédeas da própria vida e conquistar o que se quer por medo, pelo conforto da estabilidade ou pela famosa rotina. “É assim que acabam vivendo no “quase”: quase conseguindo uma promoção, quase emagrecendo, quase encontrando o amor de suas vidas, quase sendo felizes”, disse.

Abrir a própria empresa requer mais do que um bom planejamento, organização e investimento. Tudo isso é a parte prática, é o colocar a mão na massa e começar. Antes disso, é preciso coragem para abrir mão da estabilidade de um trabalho remunerado e ousadia para arriscar tempo, trabalho e dinheiro em um novo empreendimento.

Eduardo ressalta que é muito importante viver o presente e criar raízes no presente que consolidarão o futuro planejado a partir de seus sonhos. Para isso, ele deixa sete dicas para todos os que possuem um sonho e querem transformá-lo em realidade:

Ouça sua voz interior

A autocrítica é a melhor maneira de perceber quais são as suas verdadeiras vontades e como o seu inconsciente analisa a realidade. Por isso, é importante os momentos de silêncio e relaxamento para compreender suas próprias motivações.

Reconheça seus sonhos e objetivos

Ao idealizar uma situação, seja um comércio ou uma nova unidade, o empreendedor consegue visualizar o que é preciso para que esse sonho se torne realidade sem subestimar ou superestimar os obstáculos. Nesse estágio é mais fácil criar um bom planejamento e estudar o mercado e seus concorrentes.

Foco, atenção e concentração

Ter apenas um objetivo definido não significa ter foco. Diversos obstáculos acontecem no meio do caminho e é preciso estar preparado para os riscos. O planejamento irá ajudar o empreendedor a manter o rumo, mas é preciso determinação para continuar prosseguindo.

O poder da mente

Visualize seu objetivo e imagine se transformando em realidade. Parece clichê, mas não é. Ao imaginar uma situação, o empreendedor pode criar cenários diversos sobre uma situação e como contornar obstáculos antes que aconteça. Nessa fase é possível identificar riscos e possíveis formas de gerenciá-los caso ocorram. Pense em resultados e como é possível chegar até eles.

Visão em ação

Após a avaliação principal, é preciso chegar à ação! Comece a tirar suas ideias do papel. Procure um local para o seu comércio, analise um bom contador, deixe uma planilha de contatos bem organizada para começar já com uma boa divulgação, etc. Mão à obra!

Comprometa-se com a mudança

Qualquer caminho possui seus buracos, curvas e paisagens bonitas. Não se distraia! O comprometimento é individual e é só seu. Use o foco para organizar seus planos, mas atitude é essencial! Não deixe para rever o planejamento financeiro só porque hoje é sexta-feira ou porque acabou a luz do prédio. As mudanças ocorrem internamente, mas a família e amigos também devem estar presentes para apoiar a sua transformação. Esse será o seu grande poder pessoal e seu legado. Não desista!

Mude seus passos!

Sempre que precisar, verifique a rota. Se algo não está da maneira que desejava, volte ao passo anterior e refaça! Se insistir e não der certo de novo, reveja o que está errado e crie um novo caminho para realizar o seu objetivo. Sempre que necessário, verifique o andamento do seu planejamento para readequar os próximos passos.