fbpx

Fundamental para dar luz a processos que caminham pelo lítio na Justiça, a perícia contábil é um campo norteado por procedimentos e técnicas científicas que têm como objetivo principal dar base, através de elementos, provas e constatações, para as futuras decisões toadas em juízo, seguindo sempre as regras e leis que estão em vigência.

A perícia contábil é um instrumento legal que pode ser solicitado por ambas as partes de um processo ou ainda pelo seu próprio juiz a fim de que sejam produzidos laudos que correspondem e que descrevem a realidade analisada.


Vale lembrar que perícia é a qualidade de perito e que este, por sua vez, é o profissional especializado em um ramo com vasta experiência, conhecimentos e habilidades que o capacitam para atuar desta forma.

Outro ponto importante de se destacar é que o profissional que atua com a perícia contábil deve impreterivelmente apresentar competências e capacidades que vão muito além de conhecimentos técnicos.

Ou seja, é indispensável que esta pessoa apresente características de idoneidade e moral, uma vez que lidará de perto com interesses e valores financeiros que podem ser bastante consideráveis sendo indispensável o seu comprometimento com a realidade e com os fatos verdadeiros.

Diferença entre perícia e auditoria

Comumente confundem-se os campos de auditoria e perícia, por isso a importância em desfazer o equívoco destacando-se quais são as suas principais diferenças. Você sabe quais são elas e a qual profissional recorrer conforme a necessidade?

Primeiramente, o auditor trabalha relacionado a amostragens em entidades que podem tanto ser públicas quanto privadas, mas em que sempre há contratação interna a fim de conferências contábeis, avaliações dos balanços e de outros números para diversas situações como venda de ações, entrega de relatórios e mais.

Por sua vez, a perícia contábil é sempre solicitada em meio ao litígio. A apresentação dos dados e fatos observados são entregues a partir de um laudo oficial, chamado também como laudo pericial, e a solicitação de perícia pode partir do juiz.

Quem pode atuar com a Perícia Contábil?

Agora que você já sabe o que é perícia contábil e qual a sua principal função, vale destacar quais profissionais podem atuar como peritos na área a fim de dar soluções aos processos que correm no judiciário.

Os profissionais da contabilidade que podem atuar como peritos são aqueles que se encontram com a situação regular perante o órgão competente da categoria, ou seja, no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

TCX Contabilidade e o trabalho de Perícia Contábil

Na hora de solicitar a perícia contábil ao longo do seu processo é importante contar com profissionais competentes e amplamente qualificados para emitir tais laudos com segurança e certeza da correlação dos fatos.

A TCX Contabilidade é especialista nesse assunto e atua com excelentes peritos que podem – e vão -, lhe ajudar a resolver as questões que transitam no litígio.

São várias as áreas de atuação com que nossos peritos contábeis trabalham, por isso aproveite para conhecer mais sobre a TCX, entre em contato e tire todas as suas dúvidas já!

Share This