fbpx

“Outra mentira comum é afirmar que você está vendo se a ideia vai dar dinheiro antes de lançar. O único jeito de confirmar é depois de lançar o produto.”

Hoje eu vim falar sobre mentiras do empreendedorismo. Aposto que você já contou algumas dessas pra você mesmo.

A primeira grande mentira é acreditar que ninguém faz o que você faz. Isso tem dois problemas: ou você pesquisou mal ou o mercado não existe – o que normalmente indica que tem alguma coisa errada.

E a concorrência? Mesmo quando você tem um produto inovador, você acha que ninguém concorre com você. É bom você pesquisar melhor, porque o consumidor pode sempre optar por simplesmente não comprar o seu produto.

Agora, a minha mentira predileta é aqueles que dizem que as projeções de venda são conservadoras. Na verdade, todas as estimativas num plano de negócio são um grande chute. Antes de abrir as portas, não dá pra prever como o negócio vai se comportar.

Outra mentira comum é afirmar que você está vendo se a ideia vai dar dinheiro antes de lançar. Aqui também o único jeito de confirmar é depois de lançar o produto.

A última é aqueles que dizem que querem ficar pequenos, trabalhando com um nicho específico. Olha, cuidado, hein! O mercado está muito aquecido, e querer ficar pequeno pode acabar sendo engolido por um concorrente.

A dica então é: as mentiras que você conta são só desculpas para adiar uma decisão ou camuflar uma insegurança. Então, não se engane, mãos a obra. É trabalhando que a gente aprende!

Por Tiago Aguiar

Share This