fbpx

Ao ver tantas histórias de sucesso no mundo do empreendedorismo, pode parecer fácil abrir um negócio. Mas a verdade é que o caminho é cheio de obstáculos.

Pensando em alertar quem deseja empreender, separamos sete dicas que valem sua atenção. Com base na experiência de vários empreendedores, os persistentes, que já tiveram que dar a muitas ‘voltas por cima’, aqui seguem algumas dicas que podem ajudar bastante quem está começando. Vamos a elas.

1) Construa uma boa reputação
Como dizem, network é tudo. Por isso, antes de empreender, é interessante construir uma boa imagem na área em que for atuar. Isso irá facilitar bastante na hora de conquistar clientes e pedir referências.

2) Teste sua ideia
Muitas vezes, a ideia que parece ser revolucionária para você não é interessante para o mercado. Apresente-a para pessoas próximas a você que possam julgá-la. Isso é importante até para verificar possíveis adaptações ao mercado.

3) Cerque-se de pessoas complementares à sua formação
É quase impossível entender de absolutamente tudo o que é importante para a sua empresa. É interessante pensar em pessoas-chave que agreguem conhecimento complementar.

4) Alinhe o seu empreendimento aos seus interesses pessoais
Não adianta nada ter um negócio inovador, mas com o qual você não se identifica. Afinal, você vai passar a maior parte do tempo imerso nessa empresa e ela vai demandar comprometimento integral. Escolha uma área de atuação que tenha a ver com o que você gosta.

5) Tenha capital suficiente para investir por um bom tempo
Você não sabe quando irá conseguir um investimento, então o ideal é ter uma boa verba para segurar o negócio até esse momento.

6) Mantenha o foco na ideia inicial
Principalmente no início da operação, é natural que você comece a desviar o foco inicial da empresa para agradar seus clientes. Sair da sua atuação acaba sendo pior, pois você não estará mais na área de domínio e pode causar uma imagem ruim. Foque no negócio e siga em frente.

7) Tenha poucos sócios
Quando existem muitas pessoas envolvidas no negócio, é provável que haja desavenças com mais facilidade. Por isso, tenha o mínimo de sócios possível e os escolha muito bem.

Share This