O fluxo de caixa é algo de extrema importância dentro de um ambiente empresarial. Ele é uma das bases que sustentam o negócio, e deve ser levado em consideração com muito cuidado. Neste artigo você poderá observar algumas características e pontos importantes dessa ferramenta tão fundamental, além de algumas dicas oferecidas pela TCX e Conta Azul, programas que estão sempre prontos para oferecerem a melhor consultoria e gestão financeira para a sua empresa.

Acredite ou não, em muitas empresas o fluxo de caixa ainda não é feito com a devida cautela que merece. Ele e um instrumento essencial para o empreendedorismo, e responsável por tomar nota de todas as operações financeiras que acontecem em um determinado período de tempo. Com base nele é que se pode ter uma noção mais abrangente dos números, o que deixa tudo mais fácil para o empresário na hora de elaborar novos planos e dar novos passos com o negócio. A partir do fluxo de caixa é possível saber se é preciso fazer novos empréstimos caso se constate que o capital não será suficiente em breve; se há como alongar os prazos de pagamentos aos clientes se houver uma boa reserva de dinheiro; ou se é preciso barganhar com fornecedores.

Antes de tudo, é necessário dividir o dinheiro que sai em três tipos: despesas, fornecedores e saídas extras (sendo que essas saídas podem conter investimentos, impostos e empréstimos, por exemplo). Nas despesas, é recomendado abrir mais três subdivisões, sendo elas comerciais, como porcentagens dos lucros para os vendedores e gastos com publicidade; administrativas, que incluem gastos para o funcionamento da própria empresa, como aluguel do espaço, materiais como computadores, aparelhos de telefone, etc; e financeiros, como por exemplo os juros a serem pagos em empréstimos, multas e outras coisas do tipo.

Mas não é só de despesas que se vive uma empresa. Existem também as entradas de capital, que vêm em sua maior parte das vendas feitas, sendo que as vendas de ativos também entram nessa definição. Vale lembrar que o ativo é todo bem de uma empresa, como créditos, valores e direitos; bem como depósitos, veículos e máquinas, por exemplo. Após efetuar o cálculo, que se dá pela subtração das entradas e saídas e com a soma ao saldo inicial, o resultado final deve ser compatível com os números que constam na conta bancária. É aconselhável manter essa rotina dia após dia.

Não se deve, porém, confundir saldo negativo com prejuízo. Obter prejuízo ou lucro provém do que sobra ou falta quando se faz uma venda e se paga todas as despesas. Nesse caso apenas há uma deficiência de caixa, mas se o saldo permanecer no vermelho com certa frequência é provável que a empresa esteja perdendo dinheiro e/ou enfrentando um problema na área financeira.

Com as compras parceladas e os créditos mais ativos, com o fluxo de caixa é possível “prever o futuro” de certa forma, pois se tem uma noção bastante confiável de quando mais capital entrará ou sairá dos cofres da empresa. Empreendedores mais experientes conseguem se planejar com mais facilidade, por terem em mãos as estatísticas de vários anos, que permitem a ele investir ou economizar com mais segurança. Se os dados mostram que a empresa faturará mais no mês de abril, por exemplo, podem ser feitos novos investimentos já em fevereiro ou março. Se há uma conta grande a ser paga daqui a dois meses, a empresa deverá recuar nesse período para que possa arcar com suas despesas sem recorrer a empréstimos ou lidar com multas e taxas. O fluxo de caixa acaba guiando essas operações financeiras e estimam se o tempo para certo capital entrar será suficiente para bancar os gastos, e, caso não seja, é a partir disso que a empresa decide como pode resolver esse problema, seja encurtando prazos de pagamento, seja negociando com fornecedores.

O fluxo de caixa é algo que pode ser considerado cansativo, mas jamais deve ser deixado de lado. É preciso ter muita atenção, disciplina e paciência, mas os frutos que serão colhidos posteriormente serão muito recompensadores, e a Conta Azul, parceira da TCX Contabilidade, pode te auxiliar com isso, com profissionais qualificados e serviços sempre prontos para tratar sua empresa da melhor maneira possível.