fbpx

Serviço de contador pressupõe, antes de qualquer coisa, uma ótima relação custo benefício. Essa premissa deve ser destacada porque muitas vezes o empreendedor escolhe o contador somente com base no preço.

Os preços baixos pressionam o mercado para baixo, e fazem com que os escritórios de contabilidade sejam obrigados a ter carteiras de clientes mais numerosas sem aumentar os custos, o que significa queda na qualidade do serviço. Em outras palavras, quanto mais clientes para atender com a mesma estrutura, menos tempo para o atendimento personalizado.

Isso não quer dizer que o fator preço não deva ser levado em consideração, mas é preciso que seja confrontado com outras variáveis importantes. Mas quais seriam elas?

Consultoria

Um dos papeis de um contador é ser um consultor, e essa relação deve se estabelecer com base na confiança. Ela tem início já na abertura da empresa, onde caberá ao contador cuidar de todo o processo de abertura da empresa, como inscrições, alvará, escolha do melhor enquadramento tributário e do tipo de empresa a ser aberto.

Um bom contador, que tenha experiência e capacidade, saberá agilizar o processo e fazer com que o empreendedor não esquente a cabeça com a questão burocrática.

O processo de consultoria consiste, também, na orientação do cliente quanto às práticas contábeis e fiscais do dia a dia, como os registros contábeis e emissão de notas fiscais. O cliente deve se sentir seguro de que o contador estará disponível para atendê-lo a qualquer momento, pois as dúvidas não agendam horário.

Evidentemente, se o contador não se mostra disponível, é o caso de começar a pensar em trocar. Talvez ele tenha mais clientes do que pode atender.

Balanço

Falando em mais clientes do que pode atender, o trabalho que o cliente gera para o contador não se resume à consultoria, mas é ele também quem faz os balancetes da empresa, que são ferramentas de controle financeiro.

Passam pelo contador questões como contratações, demissões e cálculo dos valores tributários. O ideal é que o contador cuide de tudo que diz respeito à parte contábil, de modo que o empreendedor possa cuidar de sua atividade fim.

Por fim, o contador é responsável pelo balanço anual da empresa, que irá mostrar a posição da empresa e dar base ao planejamento para o exercício seguinte, assim como cálculo de impostos, como o IR.

Sendo assim, é mandatório que a relação com o contador seja de confiança e disponibilidade.

Hora de trocar o contador?

É por isso que a escolha do contador é tão importante. Se você falhou na escolha do atual e pensa que seja essa a hora de mudar, procure alguém que possa apresentar uma história de relações comerciais de confiança e bons serviços.

A TCX Contabilidade é a empresa que preenche todos esses requisitos, e está preparada para cuidar de tudo que se relaciona ao fluxo financeiro da sua empresa.

O serviço da TCX compreende total apoio ao cliente na abertura de empresas, assessoria fiscal, contábil e trabalhista.

A TCX pratica um preço justo. Trocar contador só faz sentido se for para trocar a amplitude dos benefícios entregues por ele. A TCX entrega o melhor serviço e ajuda você a integrar as rotinas de contabilidade às demais rotinas da empresa, proporcionando um fluxo ágil e adequado das informações e dos processos. Além disso, faz análises financeiras e ajuda o empresário na hora de tomar decisões estratégicas.

Faça um contato sem compromisso!

Share This