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Dicas para Planejamento de Vendas

Muita coisa tem sido dita sobre “o segredo das vendas”, mas até hoje, ninguém conseguiu chegar a uma fórmula de sucesso para o universo do varejo. O fio é muito diferente, o que faz cada um diferente do outro a negociação e muito peculiar.

Os vendedores geralmente são pessoas mais flexíveis que podem se adaptar a todas as mudanças do mercado e, portanto, estão de olho em todas as tendências e nova oportunidade. Aprenda a criar e gerenciar um plano estratégico de vendas é uma característica essencial desses profissionais, que conseguem fechar o mês com resultados positivos.

Nenhum profissional quer falhar, mas isso pode acontecer se houver um bom planejamento. “Mesmo possuindo características como simpatia e criatividade, o vendedor não pode apenas contar com a sorte. Gerente de Vendas, por exemplo, deve ser um profissional que auxilia no estabelecimento de metas que a sua empresa deve chegar durante o ano e, portanto, deve fornecer metas, ações para alcançá-los e prazos para que isso aconteça”.

Realizar uma avaliação do mercado é também um indício de que o diretor de vendas dá aos empresários. “Avaliando o mercado ao longo do tempo é essencial, pois os cheques estão investindo tempo e energia em algo que realmente dá retorno e que vai trazer bons resultados para sua carreira”, diz ele. “Ainda mais importante do que a conclusão de uma venda é a de oferecer aos seus clientes uma solução sob medida para um problema ou necessidade. Desta forma, é mais fácil de gerar clientes satisfeitos e mostrando os serviços da sua empresa para outras pessoas, aumentando assim a quantidade de clientes”.

Partindo da premissa de que o planejamento estratégico de vendas é necessário e pode mudar o curso da sua empresa, nós da Vértice Contadores separamos algumas ações que podem ajudar os empresários a planejar melhor seus próximos passos:

-Objetivos: Sem optar por uma direção a ser seguida, é impossível de se alcançar metas mais elevadas. “Como estratégia, o empresário pode optar por táticas de como aumentar a base de clientes, melhorar as vendas e aumentar o número de conexões”.

-Visão Analítica: seus objetivos foram definidos? Chegou a hora de analisar a eficiência de cada etapa. Se você encontrar um negativo, é hora de mudar a tática de vendas. “O vendedor que é incapaz de realizar uma negociação assertiva pode reverter a situação e investir na quantidade de contatos feitos, por exemplo,”.

-Olhar para Fora da Janela: um bom vendedor sabe sua área de atuação e seus clientes, para que você possa ver melhor os problemas e oferecer as soluções certas. No entanto, para que isso aconteça, o profissional deve ter tempo para aprender sobre o que acontece ao seu redor e plano.

-Saber respeitar os prazos: construir uma linha de tempo bom, prazos estabelecidos para alcançar cada uma das metas, e como executar cada ação dentro do tempo estipulado. Só desta forma, o vendedor pode ter um panorama amplo da sua urgência e prioridades.

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