fbpx

Para a ciência, inspiração é o processo de se fazer novas conexões com conhecimentos já existentes. Ou seja, é a capacidade de perceber, de ficar atento a todas as influências externas que nos rodeiam, como informações, pessoas, lugares, situações e necessidades.

A busca por inspiração para empreender pode vir de cases de empresas, biografias e histórias de empreendedores de sucesso, e também, claro, de histórias de insucesso.

Ao ler e se imaginar na situação do empreendedor, mais do que conhecer o percurso que foi trilhado com todas as dificuldades e desafios, o importante é se colocar no lugar do outro e pensar o que você faria na mesma situação.

Outras formas de inspiração podem ser suas próprias experiências adquiridas ao longo da vida, pesquisas e estudos para acompanhar tendências, mudanças demográficas e sociais e ideias que deram certo em outros lugares. Empreendedor precisa ser pesquisador também.

Momentos inspiradores podem vir com maior frequência para aqueles que têm a capacidade da observação. As pessoas enxergam o mundo de maneiras diferentes, mas os empreendedores demonstram uma capacidade superior de ficarem atentos às informações ao seu redor.

E são essas informações, ou insights, que são fundamentais na resolução de problemas ou identificação de oportunidades de inovação. Ser empreendedor é ter a capacidade de imaginar, desenvolver e realizar visões.

Sua inspiração pode estar te “rodeando” todos os dias, nas tarefas ou situações mais simples e triviais possíveis. Cabe a você perceber e ver além. Lembre-se: faça o que você ama. Nada pode ser mais inspirador do que trabalhar com o que se gosta.

Por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Share This