Junto do final do ano chega também o décimo terceiro salário, enquanto algumas pessoas usam esse dinheiro exclusivamente para as compras de natal ou para pagar algumas contas em atraso, outras se preocupam com uma futura gestão financeira.

É normal ter dúvidas em relação a como utilizar e investir esse dinheiro, por essa razão, continue lendo este artigo e descubra maneiras de aplicar esse “bônus” que aparecerá na sua renda.

Boa gestão financeira: 5 dicas para utilizar o décimo terceiro

1 – Caso tenha alguma dívida, o primeiro passo é acabar com ela. Quer seguir em frente com uma boa gestão financeira? Então evite dívidas, tente negociá-las porque juros são inimigos do investimento.

2 – Fim das dívidas, chegou a hora do Imposto de Renda (IR), é importante estar atento a essa conta, porque quem possui o IR retido durante um ano, deverá restituir no ano seguinte ou até mesmo pagar um valor a mais.

Dessa maneira, aplique uma parte do 13º em um plano de previdência privada, como PGBL, assim, a dedução só será feita no padrão completo de declaração.

3 – Uma parcela do seu 13º também pode ser aplicada em outros modelos de investimento, isso depende da necessidade e do prazo em que você precisará do dinheiro. A própria poupança é uma opção, fundo de renda variável ou fixa.

4 – Aproveite que está pensando em investimento com o 13º e modifique sua forma de ver o dinheiro. Poupar ou investir deve ser uma atividade diária da sua vida e não só no final do ano. Nos dias atuais, bons investimentos não precisam começar com valores absurdos.

5 – Não esqueça de ter uma reserva-emergência, os problemas aparecem e devemos parar de só nos preocupar com eles quando eles estão presentes.