fbpx

A contabilidade gerencial, é um item que todos os dias aparece nas ações tomadas pela empresa, por isso, ela vista como um sistema de informação extremamente necessário para à gestão administrativa.  Vale ressaltar que a contabilidade, sozinha, nem sempre responde como uma ferramenta gestão, mas mesmo assim ela é uma obrigatoriedade prevista por lei.

Sabendo de tudo isso, é responsabilidade dos contadores fazer com que a contabilidade financeira seja vista também com uma contabilidade gerencial, como uma ferramenta de auxílio para o crescimento dos negócios, auxiliando os gestores em todos os seus processos decisivos.

No atual mercado de trabalho competitivo, o número de empresas que vêm buscando e investindo soluções que ofereçam esse tipo de estratégia que pode ajudar os gestores de maneira mais proativa e segura é crescente.

O trabalho da contabilidade gerencial

O uso da contabilidade gerencial se dá na conexão entre as operações locais dos gerentes e o lucro empresarial, para que os responsáveis saibam quais direções devem ser tomadas para o desenvolvimento. Tudo isso acontece através das informações alojadas.

Ademais, essa contabilidade também pode funcionar como um operador motivador que mede as expectativas de desempenho das operações locais. De forma clara: identifica os colaboradores que estão contribuindo significativamente para o alcance do objetivo da empresa.

Esse ponto monta os relatórios de acordo com o que os administradores estão precisando, em boa parte das vezes, as informações utilizadas são oriundas dos relatórios criados pela contabilidade financeira, quando isso ocorre, os dados são modificados e ditos em uma linguagem mais clara e direta para os administradores.

No momento em que a contabilidade financeira está atenta aos pedidos fiscais, a contabilidade gerencial está atenta à gestão empresarial, ambas possuem suas finalidades e mostram características diferentes, até porque o seu público alvo não é necessariamente o mesmo.

Share This