Muitas cabeças juntas pensam melhor do que uma. Dentro de uma corporação, um dos bens mais preciosos são as cabeças pensando em prol do sucesso da empresa, e para tirar maior proveito possível disso, é importante que a equipe tenha um espírito de colaborativismo.

O primeiro passo para que isso aconteça é que todos se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões com colegas e superiores, sem medo de serem ridicularizados ou repreendidos por isso. O diálogo deve ser algo estimulado, inclusive entre setores diferentes da empresa, pois cada um possui uma maneira diferente de resolver problemas, e essa troca de experiências pode vir a trazer ideias reveladoras.

O empreendedor também deve investir em diferentes meios de comunicação na empresa, pois da mesma maneira que existem pessoas que possuem facilidade de expor suas ideias, existem também os introvertidos, que podem possuir ideias brilhantes, mas que não se sentem tranquilos ao se expor.

Encontros periódicos de fomento às ideias podem ser criados para estimular a participação de todos os colaboradores e fazê-los se sentirem com mais poder sobre a empresa, pois suas opiniões são muito valiosas.

Ao se exercer uma tarefa por um longo tempo, bons profissionais certamente buscam maneiras de tornar seu trabalho mais rápido e prático. E, é aí que surgem as melhores práticas que podem ser aplicadas por outros colegas e até mesmo em diferentes áreas da empresa. Toda ideia deve ser bem vinda, e o dono da ideia deve ser sempre reconhecido e valorizado perante a todos.

O colaborativismo não se resume aos funcionários da empresa. O mesmo conceito pode ser estendido a clientes e parceiros de negócio, pois cada um interage com os processos da empresa sob uma perspectiva diferente, oportunizando insights diferentes.

Hoje, o colaborativismo é um pilar de nossa empresa e que foi estendido inclusive à rede franqueada, por meio de grupos de discussão online e canais de comunicação diretos com a diretoria da rede para fomento de ideias. Nosso objetivo atual é trazer cada vez mais engajamento de clientes, buscando incentivar as ideias deles também sobre nossas decisões, como novos sabores e novas lojas.

Pretendemos também estreitar o diálogo com a rede franqueada ainda mais, a fim de fomentar mais ideias sobre os problemas e oportunidades do dia a dia da rede, por meio da criação de comissões de franqueados para debate de temas específicos.

Fonte: Gean Chu sócio-fundador da rede especializada em paletas mexicanas Los Paleteros.