fbpx

Um fluxo de caixa irregular acontece pela volatilidade de receitas ou custos. Como os custos são mais previsíveis, pois dependem das decisões de contratação, o que normalmente afeta o fluxo de caixa são as receitas. Assim, para melhorar um fluxo de caixa, o empreendedor deve tentar criar um fluxo de receitas regular.

1. Criar produtos ou serviços que reduzam a sazonalidade

Uma empresa de conserto de ar-condicionado para automóveis tinha um grande pico de demanda nos meses de verão. Ao longo do resto do ano, por sua vez, tinha mais capacidade que demanda. Para resolver isso, passou a agregar ao seu portfolio serviços de elétrica, que seus empregados tinham capacidade de resolver. A empresa passou a ser uma grande empresa de serviços de elétrica.

Contudo, manteve liderança no mercado de ar-condicionado por automóveis, no qual ela focava seus esforços nos meses de alta demanda. A sazonalidade pode ser anual ou mesmo semanal – alguns salões de beleza têm excesso de demanda nos fins de semana. Resolver isso é fundamental para manter um fluxo de caixa mais regular.

2. Antecipação de receitas

Uma das formas de modificar o fluxo de caixa irregular é antecipar receitas futuras. Normalmente, o ciclo econômico de uma empresa vai da compra de insumos à venda dos produtos. Como a gestão de estoques nem sempre é bem feita, a incerteza sobre as vendas pode gerar um fluxo de caixa irregular.

Assim, uma empresa de serviços, por exemplo, deve tentar antecipar receitas, seja pela venda de recebíveis, desconto por pagamentos antecipados ou mesmo pedir um depósito inicial antes de prestar o serviço. Por isso é comum muitos profissionais liberais exigirem uma entrada para que executem o serviço.

3. Negociar com fornecedores

Se, no final das contas, falharem as tentativas de acertar o fluxo de receitas, resta negociar com fornecedores prazos para ajustar o ciclo financeiro da empresa. Aumentar o prazo de pagamentos significa diminuir a necessidade de capital de giro da empresa, dando uma folga ao fluxo de caixa.

É claro que a contrapartida é aumentar a necessidade de capital de giro dos seus parceiros, mas isso é parte do jogo de negociação entre empresa e fornecedores. Equilibrar o ciclo financeiro e a necessidade de capital de giro da empresa é fundamental para diminuir a irregularidade do fluxo de caixa.

Share This