fbpx

Uma empresa é formada por pessoas, processos, hábitos… Quanto mais produtivos forem as pessoas e os processos, mais tempo você terá. E mais dinheiro também.

Melhore a produtividade da sua equipe, dos processos da sua PME e veja quanto tempo e dinheiro você irá ganhar com novos hábitos.

Confira as dicas valiosas abaixo:

1. Falhas, onde estão?

Descubra as falhas que estão atrapalhando a produtividade da sua empresa. Avalie os processos das áreas, verifique onde o dinheiro está sendo gasto. Com essas informações em mãos, você pode automatizar processos e cortar gastos supérfluos.

2. Planejar, planejar, planejar

Um bom planejamento faz toda a diferença para os processos da sua empresa. Se não há planejamento, então faça um o mais rápido possível. Um negócio de sucesso só tende a dar certo se houver planejamento. E o mesmo deve ser sempre revisto para adaptar à novas situações e captação de recursos.

3. Crie estratégias

Esteja preparado para todo o tipo de situação. Crises, corte de gastos e outras situações requerem estratégias para viver os altos e baixos que podem acontecer em qualquer momento. Assim como o planejamento, as estratégias também precisam ser revistas regularmente.

Uma das ações mais estratégicas para aumentar a produtividade é apostar em tecnologia que diminua tempo do seu operacional e permita que seus colaboradores foquem no negócio. Sistemas com pacotes de produtividade ou de relacionamento com o cliente, podem ajudar.

4. Motive a sua equipe

Crie um ambiente de trabalho harmonioso e confortável na sua empresa através de organização, higiene, móveis de escritório que ofereçam conforto (exemplo: uma boa cadeira), manutenção dos equipamentos e ofereça um plus se o espaço permitir: um espaço de descontração com TV, game, revistas, livros, sofá… o que fizer parte do seu universo. Sua equipe ficará mais motivada e isso impactará diretamente no rendimento dos colaboradores.

5. Invista em formação

Capacite sua equipe e os atualize sempre que necessário. Isso resultará em um trabalho bem-feito e com mínima chance de erros.

6. Comunicação é tudo

Já ouviu falar que quem não se comunica, se estrumbica? Pois é, imagine uma empresa onde informações necessárias para desenvolver um projeto ficam retidas apenas em uma área da organização. Quanto tempo e dinheiro será gasto pela falta de informação? Comunicação é fundamental.

7. Reuniões com moderação

Reuniões podem ser improdutivas: o assunto que deveria ser tratado é esquecido, assuntos menos importantes tomam todo o tempo e a reunião que deveria ser de 30 minutos, vai para 1 hora (se tiver sorte!).
Para reuniões mais produtivas:

– Diminua a frequência de reuniões;
– Faça reuniões curtas e objetivas;
– Se você ficar encarregado de liderar a reunião, leve uma pauta com os assuntos que precisam ser tratados;
– Sempre que o foco da reunião for desviado, guie a equipe para os assuntos da pauta.

Por: PensandoGrandeblog

Share This