fbpx

Uma boa gestão é algo indispensável para que se alcance o sucesso dentro dos negócios. Dentre as atividades que perpassam pela gestão, o controle das finanças é de extrema importância. Especialistas dentro dessa área sempre citam a importância existente por detrás dos fluxos de caixa dentro de uma gestão de finanças. Porém, é muito pequeno o número daqueles que se referem à conciliação bancária, instrumento essencial para que seja feita essa análise.


Esse instrumento nada mais é do que uma confrontação entre todos os saldos (incluindo entradas e saídas) dentro de uma conta no banco, levando-se em conta toda a movimentação e também a despesa do seu negócio. Em outras palavras, a conciliação bancária é uma comparação dos lançamentos constados nos extratos bancários com aqueles do controle financeiro de pedidos de venda e contas a pagar.

A conciliação bancária é algo essencial para qualquer negócio ou empresa. Com esse instrumento pode-se realizar um controle das entradas que se referem às vendas feitas através de cartões e também aquelas que utilizaram boleto bancário. Ou seja, aqueles que lidam diretamente com comércio se obrigam a realizar esse monitoramento, que tem como opção ser realizado semanal, mensal, semestral ou anualmente. Isso depende da necessidade de avaliação de organização para organização.

A realização de uma conciliação bancária que seja considerada boa perpassa por dois pontos principais:

• Uso de ferramenta que controle todas as entradas e saídas financeiras;
• Extrato bancário detalhado de cada conta que seu negócio possui.

A partir disso, o objetivo é analisar separadamente cada um dos extratos bancários.

O princípio do monitoramento do fluxo de caixa em uma conciliação é o estabelecimento de processo e a criação de uma cultura que mantenha a atividade presente e ativa dentro do negócio. Os pontos benéficos após uma boa conciliação bancária só surgem quando essa ação se torna diária, feita com atenção e focando em uma análise dos resultados.

É imprescindível a escolha certeira de uma ferramenta que ofereça informações para o empreendedor definir melhor as decisões referentes às finanças.

Se ainda há dúvidas, entre em contato com a TCX Contabilidade. Nossa equipe estará a postos para melhor ajudá-lo.

Share This