fbpx

Você tem uma ideia de negócio e quer colocar em prática? Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e que exigirá paciência por parte do empreendedor.

O primeiro passo para quem deseja abrir uma empresa é fazer uma breve pesquisa de viabilidade de nome na Junta Comercial. Em seguida, o empresário deve fazer uma consulta prévia de endereço na Administração Regional onde será a sede do negócio, para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica da empresa.

Abaixo seguem mais 5 recomendações:

  1. Busque um contador

Para que as documentações da abertura do negócio estejam todas corretas, alinhe-se com um contador. Existe uma espécie de crença entre os pequenos empresários que é mais interessante viver na ilegalidade, mas é uma ilusão. O contador poderá recomendar qual será o melhor sistema tributário para o seu empreendimento. Também pode ajudar o empreendedor a montar um cronograma, com os dias de pagamento dos impostos e informar o melhor dia do mês para fazer um balanço.

  1. Alinhe-se com um advogado

O advogado pode auxiliar o empresário a elaborar o contrato social e outros documentos da empresa. São ferramentas de trabalho que devem ser elaboradas por um profissional da área. Se vai vender pela internet, por exemplo, precisa de um auxílio do advogado para informar até quando vai a responsabilidade da empresa. Além disso, é importante estar a par da legislação trabalhista para que a equipe da sua empresa esteja regularizada.

  1. Registre a sua marca

O investimento pode parecer alto no começo, mas é uma vantagem para a empresa a longo prazo. De repente, o negócio começa a se consolidar e, se alguém registrou a sua marca, será preciso mudar o nome. Além disso, o empresário deve considerar comprar um domínio na web, mesmo que não tenha planos para montar um portal robusto. Um site com informações básicas sobre a empresa faz bem para a imagem do negócio.

  1. Invista em um serviço de marketing

É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio. Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço especializado. Mas, hoje existem empresas especializadas para atender pequenos negócios que desejam investir um pouco mais no marketing.

  1. Faça um planejamento financeiro

O sucesso de um negócio é fruto de um bom planejamento. E, ao abrir uma empresa é preciso estar com as finanças em dia para não levar nenhum susto. As pessoas são muito otimistas quando abrem o negócio e acham que já têm uma clientela. Para o especialista, é recomendável ser um pouco conservador com relação ao estoque inicial e pecar pela falta e não pelo excesso. Além disso, é preciso que o empresário tenha dinheiro no caixa para pelo menos três meses sem lucro.

Se você precisa de ajuda para abrir uma empresa, entre em contato e solicite um orçamento!

Share This