fbpx

Quando pensamos em empreender, normalmente olhamos para duas coisas: as oportunidades e o nosso comportamento com relação a estas oportunidades. Mas será que empreendedores de sucesso realmente começam negócios assim?

Estudos recentes apontam para algo menos intuitivo. São as nossas relações pessoais e a forma como conectamos nossas experiências que constituem os fatores mais importantes para o sucesso empreendedor.

Pessoas com amigos ou colegas de distintas origens, indústrias, etc. tendem a ter uma maior diversidade de experiências – e, portanto, ficam mais predispostos a fazer um “clique” quando uma oportunidade de negócio surge. E o que é este clique? Alguns exemplos:

● associar uma situação/oportunidade a uma experiência passada;

● lembrar-se de um conhecido que entende muito sobre um determinado tema ou resolve com facilidade um problema especifico;

● passar por uma vitrine ou entrar numa loja e reparar no comportamento dos compradores e, a partir daí, imaginar novos negócios que podem ser pensados para estes consumidores.

Em resumo, ter a capacidade de conectar pontos aparentemente desconectados em uma proposta que faça sentido e possa ser testada. Mas como estimular esta capacidade? Os mesmos estudos indicam aspectos bem interessantes que podemos praticar no nosso dia-a-dia.

1. Amplie seu círculo de contatos em áreas novas, incluindo pessoas que tenham experiências complementares e diferentes das suas.

2. Reflita sobre suas experiências, sobre o que você aprendeu com elas e como estas podem te capacitar para empreender em algo novo.

3. Não seja preconceituoso. Você não sabe de onde ou de quem poderá vir a inspiração para um novo negócio. Ter um preconceito sobre algo/alguém só vai te impedir de aprender com essa situação

4. Viaje para lugares novos, com costumes diferentes, onde você pode experimentar novas comidas, novas formas de se relacionar.

5. Pense de forma simples. As ideais mais poderosas são normalmente as mais simples, aquelas que as pessoas entendem, compartilham e incorporam.

A ideia aqui não é aplicar uma fórmula de sucesso, mas modificar ou ampliar alguns pequenos hábitos que vão te levar para um ponto superior no desenvolvimento do seu negócio ou carreira.

 

Share This