Um dos grandes benefícios de trabalhar em esquema de home office é a liberdade para decorar e montar seu escritório da forma que quiser. O primeiro ponto a ser observado — e que vai fazer a diferença na sua produtividade — é tomar o cuidado de separar seu espaço de trabalho do restante dos cômodos da sua casa. Assim você conseguirá ter mais sucesso em reservar o devido espaço para sua vida pessoal e profissional.

Confira abaixo quatro dicas que irão ajudá-lo a montar seu home office de forma correta.

Siga as regras relacionadas à ergonomia

O topo da tela do seu computador deve estar sempre no nível dos olhos ou um pouco abaixo. Posicione seu teclado de forma que seus cotovelos fiquem paralelos ao chão. É importante ainda ajustar seu assento de forma que seus pés fiquem apoiados em algo — seja no piso ou em um descanso de pés. A escolha da cadeira é fundamental: aposte em um modelo em que você se sinta à vontade, afinal, passará muitas horas sentado ali. Parece óbvio, mas muitas pessoas que atuam em sistema de home office nunca ficam em suas mesas de trabalho simplesmente porque não se sentem confortáveis em suas cadeiras.

Aproveite a luz natural

Na hora de posicionar a mesa de trabalho no home office muitas pessoas, sem notar, colocam o móvel encostado na parede, no canto mais escuro do cômodo. O resultado é que acabam reproduzindo um dos pontos negativos das empresas: o

iluminacao naturalfamoso cubículo corporativo. É bem mais difícil fazer um trabalho produtivo em um ambiente assim. Por isso, posicione sua mesa próxima às janelas, mas paralela aos vidros. Ao apostar nesta arrumação, você pode aproveitar os inúmeros benefícios da luz natural e, melhor ainda, pode aproveitar a vista da janela quando quiser fazer uma pausa no trabalho.

Não esqueça as luminárias

Mesmo que seu home office seja privilegiado com altas doses de luz natural, você precisará de luminárias (e lâmpadas) para iluminar o espaço nas horas mais escuras do dia. Esqueça a luz fria e aposte em uma iluminação indireta, com luminárias modernas que ajudam, inclusive, na ambientação do espaço.

Simplifique processos espaço organizado

Lembre-se que o segredo de um home office organizado é eficiência. Quanto mais coisas você tem espalhadas pelo espaço, mais difícil é para manter a ordem. Um escritório que é tipicamente desorganizado é aquele em que você tem dificuldades para encontrar, por exemplo, documentos importantes. Simplificar é preciso. Mantenha sua mesa de trabalho limpa e livre de coisas que você não usa. Deixe no espaço apenas o material que você utiliza no dia a dia: arquivos, caneta, lápis, papel, calculadora, etc. Vá pelo minimalismo e evite o estresse de ter que procurar a todo momento algo de que precisa.

Um home office organizado e produtivo requer uma boa dose de experimentação para colocar tudo no seu devido lugar. É um processo que não termina de uma hora para outra. Teste possibilidades, mude móveis de lugar, busque rotinas que funcionem melhor para você. E, acima de tudo, divirta-se com a tarefa!

Via Conta Azul