fbpx

Para evitar dar algumas cabeçadas no momento de empreender logo após a fase de estudos, fique atento, alguns hábitos precisarão ser mudados.

Participação obrigatória

Durante os estudos é comum contarmos com situações de atraso, faltas, licenças particulares, e ainda assim conseguir passar o ano, mas no trabalho essa situação não será muito bem aceita. Atrasos são indelicados e você poderá criar má impressão para seus clientes que exitarão negociações devido a pouca atenção recebida. Já, em relação a sua participação, como empreendedor você deverá ser exemplo para a sua equipe

Disposição para o trabalho

Se enquanto estava na faculdade você comemorava a chegada do fim de semana, como empreendedor deverá contar com algumas horas de serviço no sábado. Embora você não precise responder às faltas, será necessário colaborar com o cronograma de horários da sua empresa. De um pouco de disciplina e compromisso sério é que nascerá o seu sucesso. Empenhe-se com vigor.

Não existe tempo livre

Não espere ter algum tempo livre enquanto estiver trabalhando para encontrar soluções viáveis para o seu plano de negócios ou maneiras de conter algum problema na sua empresa. Para alcançar o sucesso você certamente terá de sacrificar o seu tempo livre, afinal, não se serve “almoço” grátis, é preciso ter dinheiro para pagar por ele todos os dias, isso sem falar no “almoço” dos seus funcionários, pelo qual será responsável também.

Mantenha o foco

]Na faculdade se estuda diversas matérias nas quais nos vemos obrigados a equilibrar todas as notas de maneira similar. Nos negócios você também deverá executar diversas funções, inicialmente. Mas é preciso manter o foco em um objetivo maior, ou seja, você deverá definir um propósito para a sua empresa e se esforçar para alcançá-lo, delegando tarefas e estipulando metas para seus funcionários.

Estude contabilidade

Algumas pessoas acreditam que os serviços contábeis oferecidos pelo escritório de contabilidade contratado pela empresa, se encarregará de analisar ganhos, perdas e ainda descobrir maneiras de maximizar seus lucros. Mas não é bem assim que funciona. Os escritórios de contabilidade geralmente tomam conta da parte burocrática relacionada a impostos e deveres da empresa com seus funcionários, e em relação a encargos municipais, estaduais e federais pelos quais a empresa deverá responder. Sendo assim, leia um bom livro sobre o assunto e se informe através da internet sobre como realizar balancetes e trabalhar seus lucros.

Amigos são apenas amigos

As parcerias entre amigos na hora de beber e comemorar são excelentes, mas no momento de investir como empreendedor é melhor deixar que os amigos ocupem somente o setor das amizades. Os problemas financeiros e as obrigações diárias podem ser muito exigentes e acabar por custar um bom relacionamento. Sendo assim, ao optar por empreender em algum tipo de negócio, evite convidar aquele amigo que você quer tão bem como sócio, pelo menos até que se estabilize e esteja mais maduro para realizar certas negociações.

Aprenda sobre diplomacia

Durante a faculdade ter opinião forte e personalidade marcante pode favorecer diversas áreas do estudo, no entanto, a diplomacia se faz muito necessária nas relações de negócio. Você deverá evitar assuntos políticos, religiosos ou temas polêmicos que poderão resultar em embaraços e problemas éticos entre parceiros e clientes.

Abra o seu próprio caminho

Após a faculdade você não terá mais problemas em competir em sala de aula, mas sim em relação a seus concorrentes. A diferença é que aquele que faz melhor faz sucesso e ganha dinheiro, enquanto aquele que não faz tão bem poderá acarretar dívidas e até abrir falência. Sim, seus concorrentes são muito importantes, mas é preciso saber criar estratégias elaboradas para vencê-los. Desta forma, empenhe-se em ser o melhor para poder abrir o seu próprio caminho.

Ninguém se preocupa com as notas

No mundo dos empreendedores o que manda não são as notas, mas sim o sucesso que a sua empresa alcança. Sendo assim, você terá de demonstrar que é capaz de saltar em números a frente de seus concorrentes.

A faculdade nos ajuda a perceber que…

… muitas vezes não somos como pensamos ser. A afinidade com o mundo dos negócios pode não ser exatamente aquela que você buscou aprender. Muitas pessoas que fazem faculdade acabam executando outras tarefas e optando por profissões diferenciadas por perceberem que não se encaixam no mundo dos negócios. Então aproveite os anos de estudo para se conhecer, e aproveite as nossas dicas para não se perder após a escolha feita. Desejamos sucesso!

Share This